BRINCADEIRAS



Há muitos filhos de lares religiosos que deixam o Judaísmo para trás. Porém a questão na verdade é outra: como é possível que tantos filhos permaneçam observantes, apesar das tentações de um mundo inteiro?

Portanto precisamos criar os filhos com um alicerce firme, forte o suficiente para resistir ao mundo inteiro. Isso não é fácil, é bastante complicado; cada situação é diferente, e cada caso precisa ser tratado individualmente. Porém em termos de orientações gerais, aqui estão alguns pontos:

1 – Nunca, nunca, diga a um filho para fazer o que você não está fazendo – i.e., insistir para que rezem todos os dias quando você não o faz, proibi-los de assistir Sevivon
índice
   

 
A origem

Antíoco decretou que cada aula de Torá era crime punível com morte ou prisão. Em desafio, as crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como dreidel (em yidish) e sevivon (em hebraico).

As letras

Todo sevivon possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles. Cada letra é a inicial de uma palavra. As quatro letras são:

Nun primeira letra da palavra nes, que significa "milagre"
Guimel primeira letra de gadol, que significa "grande"
Hei primeira letra de haya, que significa "era" ou "foi"
Shin primeira letra de sham, que significa "lá"

Juntas, estas letras formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".

Em Israel, ao invés da letra shin (para designar sham, lá), o sevivon possui a letra pei de pô, aqui) para que as letras dos lados do pião forme a frase: "Um grande milagre aconteceu aqui".

Atualmente

Uma vez que as crianças têm dinheiro e tempo livre, é natural que acabem brincando com o sevivon.






Mas o sevivon também tem uma mensagem especial: possui quatro lados, cada um com uma letra do alfabeto hebraico, formando a frase: "Um grande milagre aconteceu lá", mostrando assim que, mesmo nos momentos de lazer, a pessoa deve lembrar que a Providência Divina dirige tudo, em todas as situações.

Regras para jogar Sevivon

1) Ao iniciar, cada jogador recebe a mesma quantia de moedas.

2) A cada partida, depositam a mesma quantia na mesa.

3) Cada jogador deverá, alternadamente, girar o sevivon. Dependendo da letra que cair, o jogador procederá da seguinte maneira:


"Nun": não perde nem ganha nada;
"Guímel": ganha todas as moedas da mesa;
"Hei": ganha a metade das moedas da mesa; e
"Shin": deposita na mesa o mesmo valor colocado anteriormente.


           -------------------------------x-------------------------------

Amarelinha


Disfarçada sob a aparência de uma brincadeira infantil inocente, há milênios a amarelinha tem auxiliado os Judeus na manutenção de seu monopólio sobre a Humanidade.


História

A amarelinha é uma arte marcial criado pelos escravos judeus para poderem continuar praticando a Cabala livremente nas senzalas nazistas sul-americanas e poderem continuar seus planos de dominação mundial sem serem perturbados pelos feitores da casa grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário